A Purificação no Maha Lilah – Por: Beth Marcondes
O homem inteligente entende os outros,
O homem brilhante entende a si mesmo.
Provérbio Chinês
A primeira espada no jogo é a espada da purificação, o que já nos mostra que essa é uma ferramenta essencial e importante na nossa vida.
Essa espada está na casa 10 do jogo. A casa anterior é a 9, o plano dos desejos.
Depois de corrermos atrás dos infinitos desejos que brotam na nossa mente todo o tempo; a realização de alguns e frustração de outros, nos leva ao vazio e confusão.
E percebemos a armadilha: a realização ou a frustração de um desejo, cedo ou tarde, traz insatisfação. Nos prende à uma busca frenética e sofrida de desejar algo a mais e diferente.
Pense sobre isso.
Como é isso na sua vida?
Quantas vezes você desejou ardentemente algo e ao conseguir vem o pensamento:
Será que era isso mesmo?
Eu quis tanto e agora que consegui, parece tão pouco.
Consegui o que queria, me esforcei e trabalhei muito pra isso, mas não sinto o preenchimento que imaginei.
O vazio ainda está dentro de mim.
Esse vazio e confusão criam uma negatividade em nós e se não “limparmos” essa negatividade, mergulhamos num pessimismo e dúvida que trazem medo e contração para nossa vida.
O maha lilah além de nos mostrar como está nossa energia naquele momento, diante de alguma situação, também nos dá dicas valiosas, de como superar esses obstáculos.
Aqui na casa 10, o jogo propõe a purificação da nossa negatividade.
A purificação altera nossos pensamentos e conduta e restabelece uma leveza no nosso dia a dia. Nos tira da ilusão e nos aproxima da verdade do momento.
Como fazer isso?
Como você faz isso?
Pense em algum momento na sua vida, por exemplo ,quando você estava terminando de escrever sua monografia de conclusão de um curso : milhões de idéias ao mesmo tempo, várias direções sem saber a melhor, inúmeras frases começadas, recomeçadas e deletadas…por onde ir?
Eu ,nessa situação, escolhi fazer um café.
Ao pegar o pó, coador e cafeteira, já fui me acalmando. Todas as preocupações, ideias e pensamentos, se tornaram um só: tomar um café.
Enquanto sentia o cheiro e o sabor do café, a tranquilidade foi se instalando em mim.
Saí daquelas zonas emaranhadas e confusas dos pensamentos e sentimentos intermináveis; o café me trouxe de volta sã e salva. Voltei ao presente.
Geralmente a presença em si mesmo é esporádica e passageira, a purificação nos traz de volta ao momento presente e ao nosso interior.
As diversas ações do dia a dia trazem em si um potencial de purificação, mas para isso é necessário estarmos ali , conectados ao presente e à nós mesmos, enquanto realizamos essa ação.
Criando um movimento de interiorização, deixando os estímulos externos e nos voltando para nossa voz interior.
Esse é um resultado precioso da purificação, sair de fora de nós mesmos, voltar e retomar nosso reino. O reino da nossa alma.
Que atividades práticas promovem essa volta ao presente, essa interiorização e escuta da voz interior?
Essa saída da dispersão e resgate da unidade em si mesmo?
A purificação tranquiliza, apazigua, integra, nos traz de volta para casa.
Agora pare de novo, volte para você mesmo e me diga: que ações na sua vida te promovem isso?
Esse movimento de fora para dentro? Da fragmentação para a unidade? Da mente para a alma?
Reflita.
E finalmente, começamos falando de purificação e desejos. O desejo é o que nos trouxe para essa vida, uma força poderosa. Se pudermos transformar todos os desejos no desejo de autoconhecimento, alcançamos a garantia de ganhar o jogo. Vitória na certa.